Postagem em destaque

Quarta Colônia Italiana do RS

sábado, 4 de outubro de 2008

4ª Colônia de Silveira Martins

A Quarta Colônia de Imigração Italiana é uma região localizada no Rio Grande do Sul, na Mesorregião do Centro Oriental Rio-grandense, e que foi o quarto centro de colonização italiana no estado, apenas depois de Caxias do Sul, Santa Isabel (hoje Bento Gonçalves) e Conde d'Eu (hoje Garibaldi), e a primeira fora da Serra Gaúcha. Próximo ao município de Santa Maria, engloba os atuais municípios de Silveira Martins, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande, São João do Polêsine , Agudo, Restinga Seca, Ivorá, O principal centro dessa região é o distrito polesinense de Vale Vêneto.

Distribuição dos Lotes e Núcleos da Colônia, e o local onde se instalou o imigrante Francesco Rorato e sua família.

Francesco Giácomo Rorato e esposa Maria Polidoro Rorato, vieram no primeiro grupo de imigrantes da família e se estabeleceam em Vale Vêneto.

3 comentários:

Douglas Pasqualin disse...

Olá, onde eu consigo esse mapa da distribuição dos lotes dos Colonos? Estou procurando onde o meu ascendente morou, eu sei o número do lote, mas queria saber onde que ficava exatamente esse lote.

Obrigado

Anônimo disse...

Ola,
Me chamo Alexandre Rorato, gostaria de saber se alguém sabe qual a igreja em Chiarano, onde encontramos as certidões de nossos antepassados.
Caso souber, meu e-mail: alexrorato8@gmail.com
Obrigado

a.g.r. disse...

Alexandre: O nome da Paróquia de Chiarano é São Bartolomeo Apóstolo