Postagem em destaque

Quarta Colônia Italiana do RS

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

OS ENCONTROS DA FAMÍLIA RORATO

Descendentes de Ângelo Rorato e Maria Gotardo Rorato se reúnem no sul do Brasil. Já foram realizados dois encontros dos descendentes de Ângelo e Maria Gotardo Rorato. Os encontros aconteceram por iniciativa de pessoas como Paulo Roberto Rorato de Santa Maria e Adagir Celestino Rorato de Faxinal do Soturno, que foram incansáveis na organização destes. Os encontros foram organizados com objetivo dos parentes se conheceram recordar o passado, manter via a tradição italiana, os usos e costumes trazidos pelos nossos antepassados, através da conversa e da cantoria, dos jogos de mora, baralho, entre outros e conhecer novos parentes e estabelecer grandes e duradouras amizades.

O primeiro encontroEste aconteceu no dia 20 de agosto do ano 2.000. O local escolhido foi Vale Vêneto, por ser lá o berço dos Rorato, no sul do Brasil. A festividade iniciou às 8 horas, com a identificação dos descendentes presentes. Às 10 horas, houve missa celebrada pelos padres palotinos Clementino Marcuzzo e os irmãos Lauro Trevisan e Vítor Trevisan, descendentes da família. Durante o sermão o Padre Lauro fez um grande relato sobre a viagem dos imigrantes até chegar ao vale. A missa foi acompanhada nos cantos pelo Coral Santa Cecília, comandado pelo maestro José Paulo Rorato. Fazem parte deste coral Adagir C. Rorato e sua esposa Nilva Zanini Rorato. Foi uma missa inesquecível. No final, todos de mãos dadas cantavam a música considerada um hino aos imigrantes “Mérica, Mérica, Mérica...” e se abraçaram. Ao meio dia foi servido um almoço à italiana, para mais de 300 participantes. Durante o resto da tarde houve confraternização, a identificação do grau de parentesco entre os presentes através da conversa e muita diversão.
O segundo encontroFoi no ano de 2.001, no dia 13 de outubro. Às 10 horas houve uma celebração de missa pelos padres palotinos Ilvo Roratto e Vítor Trevisan, na Igreja Corpus Christi de Vale Vêneto. Auxiliaram na missa com as leituras os irmãos A. G. Rorato e Lucina Maria Rorato. Os cantos foram acompanhados pelo Coral Santa Cecília de Faxinal do Soturno, dirigido pelo maestro José Paulo Rorato. Após todos se dirigiram ao Salão Paroquial para a identificação e almoço. Nele foi servido, bife à milaneza, galeto, rizoto, pão e cuca, e saladas. Das 15 horas às 19 horas houve um show-baile com Kiko Lemos de Santa Maria, que animou a festa divertindo os presentes. À noite houve um jantar à italiana para os que lá ainda permanecia. O cardápio era sopa de agnolini, pão e cuca e salada. Neste encontro não houve uma participação grande como no anterior. O padre Ilvo Roratto, foi sábio em falar, durante o sermão da missa, referindo-se ao número de pessoas, comparando com o encontro anterior: “são em menor número, mas os peixes que estão aí, são graúdos e fortes”, é claro, com capacidade de bem representar e compensar os ausentes.

Nenhum comentário: