Postagem em destaque

Quarta Colônia Italiana do RS

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Registro Fotográfico





Registros fotográficos

Propriedade, hoje tapera, que pertenceu a João Rorato próximo a Vila Ceolin em São João do Polesine.
Comentário: Olá, sou José Ricardo, filho de Getúlio (3º filho de Otávio Roratto), fiquei muito feliz com a história de nossa família, nasci em Polêsine e morava na colônia da Larangeira, hoje moro em Alegrete.Lendo as palavras do Pe Ilvo me remeti àquele lugar (quanta saudade), de lá sai com 8 anos, lembro da casa antiga com a cozinha separada, do galpão de dois andares (hoje pertencentes a meu tio Elias) do cerro com suas nascentes de água cristalina, dos vizinhos (Buriol, Pozzobom, Pivetta, Pavanato, dos Santos (quem não lembra do Seu João, Neno, Eli), dos Ceolin e tantos outros que seria impossível citá-los todos.Obrigado por me oportunizarem conhecer a minha própria história.(zeroratto@bol.com.br)José Ricardo.

Casa de José Domingos Rorato, que pertenceu a seu pai, o imigrante Francesco Giacomo, que foi destruída por um temporal em 1964.


.José Domingos Rorato acompanhado por dois netos
Federico Rorato
Vale Vêneto


Memorial
Tres Vendas

Dr. PASINI – A PRIMEIRA CIRURGIA

Sem recursos adequados e tendo como local um hospital provisório é feita a primeira cirurgia em imigrante.

O Dr. Passini (*) foi um homem que causa muita admiração entre os habitantes da Quarta Colônia, sobretudo, Ribeirão e São João do Polêsine, ainda nos dias de hoje. Em seus 70 anos foi Médico, farmacêutico, professor, Coronel da Guarda Nacional do Brasil, jornalista, comerciante, inspetor das escolas do quinto distrito de Cachoeira do Sul, zelador e fabriqueiro da igreja, tendo chegado em solo brasileiro com 35 anos.Ao instalar em Ribeirão, em 1904, continuava a escrever reportagens ao Jornal de Porto Alegre onde havia trabalhado como redator e instalou sua farmácia com grande estoque de medicamentos, laboratório e ambulatório, onde assistia a toda a região. Sua preparação em Medicina aconteceu na Universidade de Veneza-Itália. Sua fama ia crescendo e cresciam também os clientes vindos das mais longínquas localidades a fim de consular com o famoso Doutor Passini (ou Pasin). Tinha a ajuda dos colegas Dr. Sílvio Scopel, de Cachoeira do Sul; Dr. Garcias e Dr. Turi, de Santa Maria e mais tarde do Dr. Wenck, de Dona Francisca, para os casos mais graves. Em Ribeirão realiza cirurgias, a partir de 1914, em sua Escola tendo Hotel Campagna, servindo de hospital provisório, na mesma localidade. Os dois primeiros pacientes foram: Batista Roratto e Ângelo Desconzi. Homem de grande coração foi a Porto Alegre, em 1908, solicitar junto ao governador uma Escola Estadual gratuita para a localidade de Ribeirão, sendo prontamente atendido. Muitos alunos foram alfabetizados pelo professor Pasini, chegando a ter mais de 80 alunos. O Senador Alberto Pasqualini também estudou com Pasini, além de Arlindo Pasqualini, especialista em comunicação e posteriormente diretor e presidente do Jornal Diários Associados, em Porto Alegre, são duas pessoas que se destacaram, entre tantas outras que poderíamos citar aqui. Como Zelador e Fabriqueiro Chefe da igreja São Pedro, em Ribeirão, promoveu a construção de uma nova igreja e toda a alfaia da mesma, além de incentivar e promover grandes festas religiosas naquela localidade. Com seus recursos, mandou confeccionar em torno de 50 ternos completos, tanto para rapazes, quanto moças, distribuindo a população nos dias que precediam as festas. Seu carro, o único da região, causava medo e curiosidade entre a população, um Ford 29, que fazia com que, ao passar, as pessoas cheirassem o chão para sentir o odor das borrachas dos pneus. Dr. Pasini foi um líder nato, em todos os segmentos da sociedade, merecendo nosso respeito e admiração.

Fontes de referência: Depoimento de Dirceu Guarienti. Livro: Ribeirão Sua Fundação, sua história, seu povo, sua memória de Granadilia Foletto, depois como local de recuperação. (Disponível em < http: /www. polesine.com.br > acessado em 09/04/2004.).

( * ) GUIDO CARLOS PASINI – filho de Giovani Pasini e Tereza Pavanetto, nascido em 19.12.1859, em San Giácomo di Treviso. Esta sepultado em Ribeirão – São João do Polêsine – RS. (do livro: Colonizadores da Quarta Colônia.)