Postagem em destaque

Quarta Colônia Italiana do RS

terça-feira, 7 de outubro de 2008

O RINCÃO DOS RORATTO

Comunidade localiza-se próximo a cidade de Santo Ângelo-RS.

O Rincão dos Rorattos, foi fundado pelo agricultor Sr. Fernando Feliciano Roratto.
Casou com a Sra. Diona Ângela Cossettin em São Valentin (Ijuí). Delá se deslocou para Barra São João e depois Comandaí, em Santo Ângelo, na década de 40. Filhos do casal Fernando Roratto: Vitélio, Cecília, Marino, Henrique, Amantino, Alfredo, Matilde, Clementina, Ésther Terezinha e Antônio. Fernando nasceu em São Rafael (Tres Vendas) na 4ª Colônia, em 18.10.1908 e faleceu no rincão onde está sepultado no dia 08.08.1973.

Muitos ainda permaneceram, mas outros deixaram o rincão e se estabeleceram em outras municípios do RS e até em outros estados.
A família Roratto muito tem feito pela comunidade, sendo todos os cidadãos conceituados e trabalhadores. São pessoas de atividades constantes, tudo tem feito pelo progresso da mesma.
Rincão dos Roratto pertence à região das Missões, município de Santo Ângelo, próximo do limite com o município de Giruá, no entroncamento da RST 344 (que liga Entre-Ijuís-Santo Ângelo-Giruá-Santa Rosa-Porto Mauá) com a rodovia BR 392, que vai a Cerro Largo, aproximadamente 300 metros do trevo, por estrada ensaibrada. Na vila a via principal esta calçada. Distante 10 km de da sede municipal, 20 km de Giruá e 40 km de Santa Rosa. Uma das referencia do local também é o Rio Comandai, no qual na
s proximidades há uma bela cascata e um bonito balneário. Este mesmo rio divide os municípios de Santo Ângelo com Giruá.

Vila pacata, ordeira, cujos moradores quase na totalidade são descendentes do fundador Fernando F. Roratto (filhos, netos e bisnetos). No local após sua fundação foi construída uma capela, um clube com amplo salão de festas e uma escola mantida pela municipalidade e comunidade.
O comércio local gira e torno do agro negócio. O relevo é quase plano com ondulações nas proximidades do Rio Comandai. O solo de coloração vermelha e fértil, bom para o cultivo de cereais como a soja, o milho e o trigo. No local possuía uma serraria, de Henrique Roratto, que outrora desempenhava um papel importante no desenvolvimento da comunidade.


Família do fundador do Rincão - Fernando Roratto


Placa indicativa da localidade na ERS 344.



Rincão dos Roratos é um dos quatorze distritos rurais do município brasileiro de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Situa-se ao norte da cidade.
Limita-se com os distritos de Comandaí, Sossego, Restinga Seca e Cristo Rei, com o perímetro urbano e com o município de Giruá.
A comunidade foi fundada na
década de 1950. No início da colonização, a produção para comércio era inexistente. A lavoura era só de subsistência. Platava-se milho, mandioca, feijão e abóbora. A partir de 1960, começara a plantar alfafa, trigo e soja
para comercializar.
O distrito foi reconhecido oficialmente através da Lei Municipal nº 1636, de
12 de abril de 1993.
Possui uma escola de
ensino fundamental e uma capela.

Cursos d'água: Arroio São José e Rio Comandaí
Referências
FREITAS, Délcio Possebon de, et al. Um olhar sobre os aspectos históricos e geográficos de Santo Ângelo. EdiURI, 2005.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rinc%C3%A3o_dos_Roratos

Nenhum comentário: