Postagem em destaque

Quarta Colônia Italiana do RS

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Família de Atanasio Rorato e Clotilde Maria Dotto Rorato

De Vale Vêneto para a região costeira do RS.


-->
Atanásio Rorato nasceu em 19 de setembro de 1920. Segundo contava Dona Clotilde, sua esposa, Atanásio foi batizado com este nome por seus pais, pois na época do seu nascimento havia em Vale Vêneto as Santa Missões, e um dos sacerdotes pregadores tinha este nome a talvez provavelmente uma homenagem a Santo Atanásio. Ao completar 18 anos, alistou-se e foi servir o exército nacional, no 3º Grupo de Obuzes, na cidade de Cachoeira do Sul. Lá permaneceu por três anos, de 2 de fevereiro de 1942 a 19 de janeiro de 1945, sem poder visitar uma vez se quer seus pais. Foi no período da 2ª guerra mundial. No exército, exerceu a função de telefonista. Ele nos contava, que ainda solteiro, ajudou na construção do Seminário Palotino, tirando areia dos barrancos das estradas e de carroça transportavam até a obra. Casou no dia 23 de agosto de 1947, com Clotilde Maria Dotto, nascida em 5 de maio de 1923, na Linha da Glória.
O casamento civil ocorreu no cartório de Silveira Martins e o religioso na Igreja Corpus Christi de Vale Vêneto. Clotilde é filha de Ângelo Bráz Dotto e Marcelina Iop. Logo após o casamento, trabalhou no Seminário Palotino. Em 1949, transferiu residência para a localidade de Esquina Londero, município de Santa Rosa, depois Horizontina e hoje Dr. Maurício Cardoso, acompanhando a família de seu sogro, onde adquiriu uma propriedade rural de 12 hectares. Foi o que mais se distanciou da família. Naquela época a comunicação e os meios de transporte eram muitos difíceis, em função da precariedade. Encontrava-se muito pouco com os familiares, apenas em casamentos ou em caso de morte de familiar. Quando os filhos cresceram a coisa começou a melhorar e teve então a oportunidade de visitar com alguma freqüência. Lembro que certa vez ficou 20 anos em ver seu irmão Luís, que morava na época em Manoel Viana. Encontraram-se no enterro da mãe Eliza. Foi uma emoção bastante forte. Desbravando muito mato no início e desenvolvendo atividades agrícolas até sua aposentadoria e onde criaram seus cinco filhos, todos lá nascidos. Após ter criado, educado e encaminhado os filhos para a vida através dos estudos, mudou-se no ano de 1985 para a cidade de Santa Rosa, numa chácara rural, no Bairro Cruzeiro. Acometido de vários derrames cerebrais, veio a falecer no dia 7 de maio de 1999. Está sepultado no cemitério do Bairro Cruzeiro. Foi sócio fundador da comunidade católica N.S. de Fátima de Esquina Londero. Era devoto de Nossa Senhora da Rosa Mística e de São Vicente Palotti.
1 – Lucina Maria Rorato – Professora estadual aposentada. Trabalhou nas Escolas de Esquina Londero, Lajeado Bento, Lajeado Vargas e na cidade de Horizontina. Nasceu em 11 de maio de 1951. Casou com Valter Tubiana, em Tucunduva, no dia 27 de janeiro de 1996. Valter, motorista profissional, nasceu em 25 de fevereiro de 1967 e é filho de Vilarim Tubiana (in memorian) e Joveni Leal. Residem em Santa Rosa.
1.1 – Tainara Cristina Tubiana – (in memoriam) 26 de abril de 1988. Está sepultada em Tucunduva.
1.2 – Luiz Henrique Tubiana - nasceu em Santa Rosa, no dia 26 de janeiro de 1999.
2 – Atanagildo Germano Rorato – nasceu em 7 de abril de 1954. Casou com Neusa Dall Agnese, em 11 de julho de 1987, no Bairro Cruzeiro. Neusa também é professora, nasceu em 28 de setembro de 1955, é filha de Benvenuto Domingos Dall Agnese (in memorian) e Maria Olímpia Merchiori.
Formado em Estudos Sociais, Zootecnia, Agricultura, Economia e Administração Rural. Iniciou suas atividades profissionais na Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda. Depois, foi professor de 1979 a 2009, na Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste de Santa Rosa. Atualmente é Diretor de Articulação de Recursos Fomento e Investimentos da Secretaria de Agropecuária da Prefeitura de Santa Rosa. Residem em Santa Rosa.
2.1 – Otávio Augusto Rorato – nasceu em Santa Rosa, no dia 12 de agosto de 1988. Cursa Direito da Unijuí, campus Santa Rosa.
2.2 – Gustavo Henrique Rorato – nasceu no dia 23 de setembro de 1991, em Santa Rosa. Cursa Cienias da Computação no Campus da Unijuí em Santa Rosa.
3 – Clarice Maria Rorato – nascida em 7 de fevereiro de 1956. Professora Estadual. Casou com Jandir Luís Tusset, no dia sete de fevereiro de 1981, em Tucunduva. Jandir, motorista profissional, nasceu em 04 de agosto de 1957, é filho de Leonório Tusset e Tereza Tomasi. Residem em Tucunduva.
3.1 – Heitor Carlos Tusset – nasceu em 06 de setembro de 1984. Formado em Economia e é instrumentista musical.
4 – Veronice Maria Rorato – Professora Estadual, solteira, reside em Horizontina. Nasceu em 17 de janeiro de 1958.
5 – Elemar José Rorato – casado com Salete Terezinha Zamin, Professora, em 5 de janeiro de 1991, em São Marcos - Tuparendi. Salete é filha de Hermínio Zamin e Gema Tibulo (in memorian), nascida no dia 21 de abril de 1963. Ele é servidor do Poder Judiciário e ela Professora. . Reside em Santa Rosa.
1 – Renan Zamin Rorato – nasceu em Santa Rosa, em 24 de outubro de 1997.