Postagem em destaque

Quarta Colônia Italiana do RS

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

MUSICALIDADE

Amantes da música, filhos de imigrantes e descendentes preservam a cultura cantando.

Banda de Música Giuseppe Verdi

Fundada em 1922. Durante 36 anos abrilhantou as festas religiosas da região. Componentes: Primeira Fila: Ângelo Marin, Afonso Bortoluzzi, Rafael Dotto, Ângelo Daniel, Luiz Dotto e José Domingos Rorato: Segunda fila: José Dotto, Luiz Marcuzzo, Antonio Pivetta, Jacó Dotto, Carlos Miguel Dotto e João Bortoluzzi. Terceira Fila: José Marin, Vicente Iop, João Dotto, Padre Jorge Zanche (instrutor), Pedro Dotto e João Roratto.Hoje temos muitos descendentes que continuaram com o dom musical.
Sabemos que existem vários músicos que integram bandas no Brasil tocando instrumentos e cantando, como Heitor Carlos Rorato Tusset (foto abaixo), bisneto de José Domingos Rorato e que integra o grupo musical Banda Nova Rota de Tucunduva-RS.

Clique aqui para ouvir a Banda Nova Rota.

http://www.flogao.com.br/bandanovarota

Clique Aqui para ouvir a Banda Nova Rota.
e assistir: http://www.youtube.com/watch?v=PETvNpisdQQ
Coral Santa Cecília

Dirigido pelo Maestro JOSÉ PAULO RORATO (o segundo de pé da esquerda para a direita), em quem fazem parte também ADAGIR CELESTINO RORATO – Tenor (oitavo de pé da esquerda para a direita) e sua esposa NILVA ZANINI RORATO – contralto (primeira da esquerda para a direita na fila do meio). (Foto do Álbum – CD)

Queremos destacar a presença forte do Coral Santa Cecília na preservação da cultura italiana na 4ª Colônia. Através dele queremos dizer da musicalidade nas veias dos descendentes italianos. Sabemos da importância da música para o desenvolvimento dos povos. Através dela temos a convicção que podemos transmitir o conhecimento, e despertar a consciência das pessoas para a sensibilidade e mudanças de pensamentos seja ele político, social, cultural ou religioso. E, isto nossos antepassados nos legaram, assim não permitindo que fosse esquecido através do tempo. Nossa família também teve este privilégio cultural, legado pelos nossos pais e vós, e que nós temos obrigação de passarmos aos nossos descendentes, em seu respeito. Por isso, contamos a história deste coral, pois, nele se destacam membros de nossa família como; o maestro José Paulo Rorato, graduado em música, e de mais dois componentes, o casal Adagir Celetino Rorato e sua esposa Nilva Zanini Rorato.



Maestro José Paulo Rorato
Alias, Adagir foi um dos presidentes desta instituição. Sabemos que existem dentro da Família Rorato, muitas pessoas dotadas para a música. Que merece destaque e que estão espalhados mundo afora.Mas, vamos história do coral. Com o objetivo de difundir a música e a cultura italiana, entre os descendentes de imigrantes, surgiu, em 1932 um coral de vozes em Faxinal do Soturno-RS. Os componentes cantores eram todos filhos de agricultores, que se dedicavam a esta arte por amor á cltura e ao espírito religioso. O padre Benjamim Ragagnin, inspirado batizou o Coral com o nome de “Santa Cecília” em homenagem a Santa ser a padroeira dos músicos. Em 1980, o grupo esteve determinado em se organizar melhor, formando então uma instituição, com a intenção de comprometer mais pessoas e formar um grupo maior. Em 1991, foi criada a Sociedade Artística Santa Cecília. No ano de 1998, foi solicitado ao Ministério da Cultura, um pedido de auxílio financeiro, para a gravação de um CD. Ele veio através da Lei de Incentivo a Cultura, quando duas empresas da região, entenderam o objetivo do grupo e patrocinaram o intento e começaram os ensaios para a gravação. O grupo composto por 4 vozes: sopranos, contraltos, tenores e baixos.Em 28 de setembro de 2001, em solenidade especial, na Igreja Matriz São Roque de Faxinal do Soturno, é lançado o CD. Participaram das festividades outros corais da região, que eram dirigidos pelo mesmo maestro, José Paulo Rorato. Eram os corais visitantes: Voce Della Montagna, de Silveira Martins; Vozes do Vale, de Dona Francisca; Ricordi di Itália, de Camobi - Santa Maria, que interpretaram canções junto com o anfitrião.

Nenhum comentário: