A localidade de Vale Vêneto, hoje pertence a o município de São João do Polêsine, no Rio Grande do Sul, embora a aproximadamente 40 quilômetros de Santa Maria, por mais questões política pertenceu ao município de Cachoeira do Sul, sendo a sede distante a de 100 quilômetros de distância. Posteriormente pertenceu a Faxinal do Soturno. Localiza no centro da 4ª Colônia Italiana cuja sede é Silveira Martins, sendo hoje um pólo turístico e cultural, como gostam de ressaltar seus moradores. O Vale fica a uma distância de 8 quilômetros da sede da colônia.
A fundação ocorreu no ano de 1878, quando vieram os primeiros imigrantes italianos oriundos do Vêneto, no norte italiano. Os imigrantes eram muito religiosos. Em 1981, para cá também trouxeram os dois primeiros padres, que pertenciam aos seculares.
Já em 1886, por iniciativa dos moradores, e principalmente de seu líder Paulo Bortoluzzi, que em 1886, fundaram dois internatos para a formação de padres e irmãs do Imaculado Coração de Maria.
Neste mesmo ano começou a construção da grande Igreja Matriz, que depois de 21 anos passou a ser inaugurada, tendo como padroeiro Corpus Christi, que inicialmente por determinação dos moradores era a devoção a São Francisco, passando par Corpus Chisti em 1912. Segundo consta, esta transferência de padroeiro ocorreu em virtude da promessa da Condessa Giorgia Maria Augusta, Condessa de Stacpool da Inglaterra, que doou para esta Igreja 3 mil liras, três sinos, tabernáculo, castiçais e outros.
Para preservar a memória do imigrante italiano, foi criado em 1975, o Museu da Imigração Italiana da 4ª Colônia, levando o nome do Padre João Iop, um dos maiores museus no estado no seu gênero, mantendo mais de 4 mil peças e materiais de pesquisas genealógicas dos primeiros imigrantes.
O distrito cultural e turístico de Vale Vêneto, município de São João do Polêsine-RS, situado no centro da Quarta Colônia Imperial, a 40 quilômetros de Santa Maria-RS, destaca-se hoje como pólo turístico e cultural da grande região Italiana.
Teve sua fundação em 1878, por imigrantes da região do Vêneto, norte da Itália.
Os colonos, profundamente religiosos, trouxeram para a colônia os dois primeiros padres seculares do norte da Itália em 1881.
Posteriormente em 1886, chegaram os dois primeiros missionários palotino, que em 1892 fundaram os dois maiores internatos do estado para formação de padres e irmãs do Imaculado Coração de Maria.
A majestosa Igreja Matriz de Vale Vêneto começou a sua construção em 1886. Depois de 21 anos passa a ser inaugurada solenemente com um novo padroeiro Corpus Christi. Inicialmente, a primeira devoção trazida pelos imigrantes era a de São Francisco. Em 1912 a matriz passa a ter como padroeiro Corpus Christi. Foi consagrada a Corpus Christi devido a promessa da Condessa Giorgia Maria Augusta, Condessa de Stacpool da Inglaterra. Para tanto, ela ofertou a Igreja 3 mil liras, três sinos, tabernáculo, castiçais e inúmeras alfaias para as funções religiosas.
Em 1975 teve fundação o primeiro Museu da Imigração Italiana em todo estado, Museu do Imigrante Italiano Padre João Iop, hoje considerado o maior museu do Estado no seu gênero. O Museu mantém, além de 4 mil peças valiosas, um centro de Pesquisas genealógicas com os nomes dos primeiros imigrantes.
Pontos Turísticos: Os primeiros pontos turísticos do Poético Vale são: a Matriz de Corpus Christi, o Museu do Imigrante Italiano, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, diversos Monumentos e os dois primeiros estabelecimentos de ensino.
Vale Vêneto conta hoje com um moderno Hotel Turístico: Pousada Vêneta, com Restaurante Italiano, Padaria e Agência de Viagens Nacionais e Internacionais. Situa-se num dos pontos turísticos do Vale. (Pe Clementino Marcuzzo).
Vale Vêneto é o Berço dos Rorato no Sul do Brasil
Clique aqui e veja belas fotos desta localidade.Cronologia de Vale Vêneto:
Em 1877 - Chegada dos primeiros imigrantes italianos oriundos do Vêneto, norte da Itália, para 4ª colônia com sede em Silveira Martins. Em 1878 - Povoamento do distrito de Vale Vêneto, com cerca de 300 famílias de imigrantes italianos. Em 1881 - Os colonos, muito religiosos, trouxeram os dois primeiros padres da Itália. Em 1886 – Com a chegada dos imigrantes italianos, as terras de propriedade de Manuel Py, passou a ser denominada de Polêsine, devido à semelhança com as planícies do Vale do Rio Pó, ao norte da Itália. Mais tarde passou a chamar-se São João do Polesine. Em 1886 - Chegada os dois primeiros padres Palotinos, começando a construção da Igreja Matriz de Vale Vêneto. Em 1892 - Fundação de dois internatos para formação de padres e irmãs do Imaculado Coração de Maria. Em 1911 - Criação da Paróquia de Vala Vêneto. Em 1912 - A matriz passa a ter como padroeiro Corpus Christi. Segundo a história, foi consagrada a Corpus Christi devido ao cumprimento de promessa pela Condessa Giaorgia Maria Augusta, Condessa de Stacpool da Inglaterra. Ofertou à Igreja 3 mil liras, três sinos, tabernáculo, castiçais e inúmeras alfaias para as funções religiosas. Em 1959 – Emancipação de Faxinal do Soturno e Vale Vêneto é considerado o Berço Histórico do Município.Em 1975 - Fundação do Museu do Imigrante Italiano Padre João Iop, um dos maiores museus do Estado no gênero.Em 1993 - Emancipação da Cidade São João do Polêsine. Em 1994 - Criado o Distrito de Vale Vêneto, pertencente a São João do Polêsine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário