Postagem em destaque

Quarta Colônia Italiana do RS

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

TURISMO

TRILHAS DE VALE VÊNETO

Tânia Rorato (*)

Situado a 250 km de Porto Alegre, Vale Vêneto, 2° distrito de São João do Polênise, faz parte de uma das mais belas e aprazíveis regiões turísticas do Rio Grande da Sul: a Quarta Colônia.

Trilhas, cascatas, riachos, montanhas, mirantes e paisagens inesquecíveis formam o cenário local, que oferece além de boa infra-estrutura, a hospitalidade característica dos descendentes de imigrantes italianos que povoaram a região no último quartel do século XIX.


TRILHA SÃO VALENTIN


É um paredão de águas cristalinas com altura de 60 m que forma a cascata branca, onde é possível a prática de Rapel. Você percorre 4 km de mata secundária. Na trilha observa-se uma ruína de pedra basalto, construída pelos imigrantes há mais de 100 anos. A capela de São Valentin, primeira capela construída em Vale Vêneto. Nível médio.


VALE VÊNETO


Meu povo, meu mundo. Povoado desde 1878 meus ancestrais aqui plantaram sonhos,esperança e fé. Sonhos de nova vida,esperança de “far La Merica” e fé em Jesus Cristo. Com isso chegamos ao desenvolvimento. Hoje este Vale que tem o maior festival Internacional de Música Erudita. Se engrandece na lembrança de guerreiros imigrantes italianos.


CASCATA DOS SONHOS

O trajeto é de dois km em meio à mata fechada, onde se pode apreciar uma queda d´água de aproximadamente 40 m de altura. É um momento de contemplação e emoção. Nível difícil. Exige auxílio de cordas e tênis com solado aderente. Nesta trilha é possível juntar ao caminho da Estrada São Patrício somando-se 9 km


TRILHA DA PEDREIRA



Constitui-se em um percurso de 6 km com início na Pousada Recanto. A Pedreira é um local onde antigamente eram extraídas pedras de basalto para construção asfáltica. A trilha segue margeando a “sanga das pedras” que é formada por belas cascatas e um mirante natural. Nível difícil.


TRILHA DA PEDRA DA GRUTA


O ponto culminante desta trilha é a pedra da gruta que está a 180 m de altura em relação a Vale Vêneto, elevando sua adrenalina. No trajeto observam-se vales naturais, montanhas, espécies de árvores nativas. Nível médio à fácil; percurso de 4 km.


TRILHA DAS CANELAS



Percurso de 5 km em nível médio. Iniciando na sociedade Caravél, seguiremos rumo à linha da glória, local onde adentraremos a mata atlântica enriquecida pela presença de exuberantes caneleiras, árvore símbolo da Quarta Colônia. Durante o trajeto haverá uma parada para lanche composto de queijo, salame, polenta, geléias e outras guloseimas da cultura colonial italiana, servido pela família IOP. No local é montada uma pequena feira de produtos coloniais fabricados pela família.


CAMMINO DI FRIULI



O chamado “Cammino di Friuli”, constitui-se em um trajeto de oito quilômetros classificado como de nível fácil, contempla uma paisagem cujos vestígios se confundem com a epopéia da imigração italiana aliado ao verde da mata nativa, a presença de pássaros canoros, o canto das cigarras e a suntuosidade das rochas presentes no trajeto. A trilha segue por um caminho onde é possível apreciar a arquitetura típica colonial italiana em estilo romano. A Capela de São Valentin, primeira capela construída em Vale Vêneto e ainda a possibilidade de degustar licores e vinhos produzidos artesanalmente.


NOITE DE LUAR


Caminhada Noturna. A proposta almeja destacar as potencialidades turísticas local, suas belas paisagens com vales e montanhas verdejantes. Contemplar paisagens cujos vestígios se confundem com a epopéia da imigração italiana. O verde da mata nativa, e um magnífico coro formado por grilos e cigarras e da suntuosidade das rochas presente no trajeto, iluminado por estrelas e a luz da lua. Aliado a estas delícias atrelou-se o espírito de aventura. O objetivo é enxergar além do que os nossos olhos podem ver e para tal os participantes terão a oportunidade de apreciar as belezas do Universo através de potentes telescópios. Desta forma a lua revelará aos nossos olhos suas planícies e crateras. E ainda a possibilidade de enxergar o planeta saturno e seus anéis, júpiter suas luas e estrelas duplas e nebulosas. Ao final do evento brindaremos uma taça de vinho. “salute”! A caminhada noite de luar constitui-se em um trajeto de quatro quilômetros classificado como de nível médio.

(*) Tânia Rorato - Ministério do Turismo 23.012572.96-5 - Inscr. Mun. 2.547- Fone: 055 3289 1146 ou 9981 4730 . E-mail: ecoquartacolonia@yahoo.com.br

Imagens de Vale Vêneto - Berço dos Rorato no Sul do Brasil