Postagem em destaque

Quarta Colônia Italiana do RS

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Comunidades de Santo Antonio e São Caetano

Três de Maio - RS., também abrigou filhos de imigrantes da família Rorato.

Os filhos dos imigrantes Benjamin Rorato e Maria Bordignon, Eugênio, Alexandre João, Eugênio, Olinto, filhos de naturais de Três Vendas, Restinga Seca, na 4ª Colônia, emigraram para as terras vermelhas e férteis de Santa Rosa, hoje Três de Maio, no distrito de Consolata, no início da década de 40, nas comunidades de Santo Antônio e Paulo, Ida e Tereza em São Caetano, na esperança de uma vida melhor, onde se fixaram e formaram sua descendência. Dedicavam-se a agricultura com muito trabalho e abnegação. Gostavam do que faziam.

Também se estabeleceram nas redondezas, os filhos de Federico Rorato e Henriqueta Casarotto: Olímpio, Ottília e Aldo. Muitos descendentes deixaram, amigos e familiares próximos e foram buscar novas terras nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, pois as famílias cresciam e os espaços para a agricultura diminuindo, obrigando a imigração para estes estados, além de cidades da região. Mesmo assim, existe um grande número de famílias que permaneceram.
Santo Antônio e São Caetano são pequenas comunidades, mas grandes na sua atuação dentro do município de Três de Maio, gerando muita riqueza na área da agricultura, produzindo soja, trigo, milho e leite.

O povoado Santo Antonio realiza anualmente no mês de junho a festa de seu padroeiro, que empresta o nome para a localidade, onde os moradores daquela região reúnem-se e festejam seu padroeiro. Comunidade com muita fé e religiosidade, calcada nos princípios morais e cristãos herdados dos antepassados.
Foto acima: Capela do Povoado Santo Antônio. Foto abaixo: Capela de São Caetano-Três de Maio-RS.

Nenhum comentário: